Esporte


O fenômeno Neymar

Alexandre Pessoa



Dribles desconcertantes, jogadas espetaculares e até aplausos de torcidas adversárias. O jogador Neymar da Silva Santos Júnior, ou simplesmente Neymar, do Santos Futebol Clube e da seleção brasileira , com 20 anos de idade, em quatro anos de carreira profissional dominou o noticiário esportivo e o mercado publicitário. Se ele não joga no seu time provavelmente você já sofreu com isso, se você não gosta de futebol certamente já pelo menos ouviu falar dele.  Dentro de campo um craque, fora dele um fenômeno de vendas.  
Segundo dados da empresa Controle da Concorrência, só no mês de julho de 2012 o  jogador apareceu em 1053 inserções comerciais na TV aberta. Entre automóveis, bebidas, produtos de higiene, vestuário, entre outros, Neymar terminará o ano com 11 patrocinadores. Seu rendimento mensal, entre salário e contratos publicitários, é estimado em três milhões de reais. De acordo com  a consultoria especializada em marketing esportivo Stochos Sports & Entertainment, o jogador é apontado como o jogador preferido entre os brasileiros, deixando pra trás o jogador argentino Lionel Messi, eleito por três vezes consecutivas o melhor jogador de futebol do mundo.
 Neymar é um dos poucos jogadores que atua no Brasil e chama atenção do restante do mundo. Assediado por fãs, sobretudo pelo público feminino, tem seus penteados moicanos copiados por meninos, querido pelos brasileiros, ou não, é impossível negar o talento desse atleta. No primeiro trimestre do ano a revista inglesa SportPro, especializada em negócios do esporte, apontou o brasileiro como o atleta com maior potencial de marketing do mundo ficando a frente de grandes nomes, como do velocista jamaicano Usain Bolt. E qual será o futuro desse jogador que já recusou propostas milionárias de clubes Europeus? Será ele o grande nome da próxima Copa do Mundo? Uma coisa é certa, o menino franzino de pernas finas e dos pés rápidos vem ganhando seu espaço cada vez mais, o fenômeno Neymar não para de crescer. 





A paixão que movimenta milhões 



Alexandre Pessoa


Foto: Arquivo Pessoal

Uma paixão assumida entre brasileiros, o futebol movimenta a economia de uma forma cada vez mais intensa. Entre os patrocinadores, grandes empresas multinacionais investem alto nos clubes de futebol, que consequentemente retornam lucro ao decorrer dos contratos milionários com jogadores. São vendas de camisas, shorts, bandeiras, materiais escolares, chaveiros e mais uma infinidade de produtos que estão sempre ligados ao clube. Além dos produtos vendidos em lojas espalhadas pelo país, os clubes também faturam com a venda de ingressos que chegam a custar em média 40 reais em jogos da primeira divisão do campeonato Brasileiro. O amor pelo time do coração também é impulsionado por um grande trabalho de marketing que incentiva os torcedores a consumirem em prol do time. Um exemplo disso é o  Sport Club Corinthians Paulista, clube com uma das maiores torcidas do Brasil, lançou em 2009 um projeto audacioso, contratando o jogador Ronaldo, eleito três vezes o melhor jogador do mundo. A chegada do jogador mostrou um dos maiores projetos mercadológicos já vistos no futebol brasileiro, a partir disso vários clubes do Brasil passaram a apostar na contratação de jogadores de nome, mesmo em final de carreira.

O estudante de Jornalismo Yorran Barone, torcedor do Corinthians, acompanha a equipe sempre que possível. “Diariamente reservo, pelo menos, uma hora para acompanhar as novidades da equipe. Nos dias de jogo, sempre me programo para acompanhá-lo e, só não o faço, em caso de compromisso profissional”, enalteceu. Yorran possui alguns produtos ligados ao clube, camisas, chaveiros, chinelo, caderno, entre outros. Para ele os grandes clubes estão se aprimorando cada vez mais em suas estratégias de marketing. “Em se tratando de clubes de primeira linha, que residem na maioria das capitais, acho muito boas e que se aprimoram a cada dia. Nota-se uma interação com o meio virtual, na qual encontra-se a maior quantidade de consumidores. O Corinthians, minha equipe de coração, possui um site para compras, filiais espalhadas por várias regiões do país (Todo Poderoso) e excursões em locais que não possuem esse nicho” , evidenciou.  








Nenhum comentário:

Postar um comentário