Bem vindo à Era do cifrão!



O blog A era do cifrão é uma produção de Alexandre Pessoa e Jéssica Lange, acadêmicos no curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Esse espaço tem fins de informar e causar reflexão nos respectivos leitores. O conteúdo aqui apresentado, não reflete a opinião da instituição e não tem como objetivo criar algum tipo de preconceito, bem como ofender qualquer pessoa ou classe social.  A finalidade desta plataforma é demonstrar como o consumo faz parte do cotidiano de algumas pessoas. A metodologia de pesquisa para a produção dos temas do blog foi baseada nas obras “Modernidade Liquida” e “Vidas Para Consumo” do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. O blog é composto por textos de caráter jornalístico, que apresenta pessoas, que de alguma forma, convivem com o consumo. 
O desenvolvimento dos assuntos tem a intenção de demonstrar, com experiências reais, como o consumo se faz presente na vida de algumas pessoas. Visto que, é um engano pensar que o consumismo e o consumo são semelhantes. O consumo sempre foi uma atividade necessária para o ser humano, sobretudo nos dias atuais, é impossível pensar em viver sem consumir, principalmente por causa do regime capitalista.  Embora seja necessário, muitas vezes o consumo é praticado de forma desnecessária e exagerada. Dessa forma, o consumo exagerado pode ser chamado de consumismo, o ato de consumir em excesso. Com as transformações da sociedade, como a evolução da tecnologia, por exemplo, esse consumismo foi se tornando cada vez mais comum na vida das pessoas. 
As consequências sociais implícitas por essa forma de consumo refletem diretamente em desigualdades socioeconômicas, a fórmula consiste em comprar cada vez mais dando vida curta ao que muitas vezes ainda tem serventia. Outro reflexo disso é o modelo imposto pela sociedade, muitas vezes com a ajuda da mídia, de que as pessoas são reconhecidas pelo que têm e não pelo que são. 
Todo momento as pessoas são alimentadas com publicidades e outras influências, para que comprem sempre mais. O consumismo faz as pessoas agirem por impulso, as vezes fazendo esquecer o planejamento e a lógica. O futuro para a sociedade consumista tende a piorar, isso porque as consequências ambientais são grandes. Certamente os países mais desenvolvidos consomem mais, sendo assim, a poluição e a escassez de recursos naturais só aumenta. Essa forma de viver já se tornou uma cultura, e o consumo consciente parece cada vez mais distante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário